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domingo, 7 de março de 2010

Gestão estatégica

Desde sempre, como refere Santos (2006), mas especialmente neste contexto actual, altamente competitivo, as empresas procuram definir a forma como vão actuar, de modo a atingir os fins de sucesso que imaginaram ou visionaram.
O principal factor de sucesso está não apenas na forma adequada de se definir a estratégia, mas principalmente na forma como esta é executada através da organização, em todas as suas dimensões e estrutura. O factor chave para o sucesso de qualquer organização reside na sua capacidade para executar a estratégia, na sua concentração de esforços e no direccionamento da sua cultura para uma execução alinhada da estratégia da organização. Portanto, a estratégia passa a ser um dos processos centrais da gestão e não apenas um conjunto de interacções pouco relevante.
A empresa é um subsistema enquadrado num sistema mais amplo, verificando-se uma estreita inter-relação entre ambos, pelo que é fundamental para a formulação da estratégia ter em consideração estas duas realidades (externa e interna). “A sobrevivência de qualquer empresa depende, em primeiro lugar, da sua capacidade de interacção com o meio envolvente” (Freire, 1998). Assim, qualquer estratégia que se pense implementar, tem de ser analisada de acordo com o meio envolvente.
Podemos compreender que o conceito de estratégia empresarial advém da necessidade dos gestores terem capacidade para contrariar os efeitos das forças de mercado externas, enquanto gerem eficazmente as actividades internas das suas empresas, de forma a não serem surpreendidos.
Para que se implemente uma estratégia, é necessário a execução de uma grande variedade de acções que, conjuntamente, determinam o nível de desempenho da empresa. Então, é vital assegurar a integração estratégica de todas as actividades da empresa.
A empresa deve entender as suas próprias motivações empresariais, afirmar explicitamente quais são os seus objectivos, possuir uma estrutura interna que defina os fluxos de poder e de responsabilidade dos seus departamentos e deve possuir uma metodologia adaptada à concretização dos objectivos que se propõe atingir.
Uma correcta e adequada gestão estratégica por parte das empresas representa cada vez mais um importante pilar de sustentabilidade e sucesso. Podemos dizer que existem alguns “conselhos” para uma gestão estratégica de sucesso como sejam: analisar o sector e o ambiente; identificar as forças e fraquezas da empresa, suas competências e capacidades, vulnerabilidades, constrangimentos e limitações; explorar as oportunidades; assumir riscos; ser empreendedor e apostar na inovação; desenvolver competências com valores que satisfaçam e atraiam clientes; associar factores externos com factores internos; integrar o planeamento a curto prazo e longo prazo, fixando objectivos de curto e longo prazo; equilibrar a ligação entre a organização e o mercado da forma mais eficaz possível. 
Na actual realidade da gestão empresarial devemos ter presente na nossa visão estratégica a fulcral importância de capacitar os empresários para a necessidade de dar o salto qualitativo imprescindível à institucionalização de um comportamento realmente estratégico.



Club Leader: Rui Sol

Tema
* Tema escolhido: Gestão estratégica
* Livros / Sites / Material de Pesquisa:
- Freire, A. (1998). Estratégia-Sucesso em Portugal. Editora Verbo, Lisboa.
- Santos, R. (2006) Balanced Scorecard em Portugal.Gestão-Plus Edições.
- Sousa, A. (1990) Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. Editorial Verbo.
- Teixeira, S. (2005) Gestão das Organizações. McGraw-Hill.


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